domingo, 18 de abril de 2010

Aula sobre Reencarnação - 1ª parte

V Unidade: O Espiritismo
Aula nº 4
1º Ciclo de Juventude

TEXTO PARA ESTUDO
Planeamento da Reencarnação

A Reencarnação é o retorno do Espírito ao mundo corpóreo repetidas vezes, através de corpos físicos diversos, constituídos segundo os méritos e necessidades que ele (o Espírito) apresenta.
A finalidade do corpo físico é proporcionar ao Espírito recursos materiais e morais de elevação, tendo em vista a sua qualificação para a Vida Superior, onde permanecerá depois que desenvolver em si as potencialidades da inteligência e do amor.
Existem tantas maneiras de reencarnar quantos são os espíritos reencarnantes, se considerarmos os diversos factores que interferem no processo reencarnatório, tais como as características do novo corpo, os laços de afinidade com os futuros pais, os problemas familiares e sociais, etc. Uma vez que todos esses elementos deverão interferir, através de mínimas particularidades, nas experiências e aquisições do reencarnante, são objectos de cuidadoso planeamento prévio por parte de Espíritos Sábios; planeamento tão mais elaborado quanto mais evidentes se façam os méritos e qualidades do candidato à reencarnação.

Para um Espírito em condições evolutivas medianas, o planeamento reencarnatório poderá apresentar as seguintes fases:
a)Intercessão (intervenção) de benfeitores espirituais
Esses companheiros procuram seleccionar para o Espírito, com ou sem participação directa, os recursos adequados à aprendizagem futura, fixando detalhes do novo corpo e prevendo situações e oportunidades de aprimoramento.

b)Preparação psicológica dos pais
Essa providência visa estabelecer laços de simpatia dos pais para com o futuro filho, ou destacar determinadas atitudes que deverão desenvolver em relação a ele, e acentuar a importância do compromisso que assumem para com aquele Espírito.

c) Encontro do candidato à reencarnação com os futuros pais, no plano espiritual
Destina-se a estabelecer vínculos mais íntimos entre o Espírito e aqueles que serão os seus pais.

d)Visita ao futuro lar
O Espírito que se candidata à reencarnação é levado ao futuro lar para que entre em contacto com o meio no qual permanecerá, provavelmente, uma grande parcela da sua existência física. Algumas vezes, contribui também para despertar nele mais intensos desejos de realização, e novas esperanças quanto ao êxito nas experiências que enfrentará.


Q U E S T I O N Á R I O
(Respondido pelo grupo de Evangelizandos)

01. Quais os recursos materiais e morais que a reencarnação pode proporcionar ao Espírito, auxiliando-o no seu progresso?
R: Corpo, pais, sociedade, ensinamentos das fábulas, do evangelho (parábolas), educação em casa, na escola e espiritual…

02. Diz, por tuas palavras, porque é que a reencarnação deve ser planeada.
R: A vida deve ser planeada para ter objectivos adequados às nossas necessidades evolutivas

03. Basta o planeamento da reencarnação para que o Espírito obtenha o sucesso? Porquê?
R: Não. Porque às vezes a vontade do espírito não é suficiente para cumprir o planeamento destinado.

04. Tu podes prever que tarefas terás de enfrentar na presente encarnação?
R: Podemos, mas não todas.

05. Comenta a seguinte frase:
“(…) toda a alma que reencarna no círculo da Crosta, até mesmo aquela que se encontre em condições aparentemente desesperadoras, tem recursos para melhorar sempre. (…)”
R: Por mais difíceis que sejam as provas e expiações de um Espírito, se ele tiver Paciência, Resignação e Fé, ganhará forças para superar cada etapa da sua vida e assim vai-se melhorando.